A Lousã tem alguma tradição do campo da caricatura. Assim, e na sequência do encontro de caricaturistas de 2020, foi sugerido à organização, dado o apoio da Câmara Municipal da Lousã à atividade, que fosse desenvolvida iniciativa em que o mote fosse relacionado com a água e as fontes e ainda temas associados, a qual decorreria em alguns espaços do casco urbano antigo, com fontes e tanques (locais por excelência de sociabilização antes das “modernices” da água canalizada), com atividades ao vivo e posterior exposição dos trabalhos.
Daqui resultam as residências artísticas, sessões de trabalho tendo como base o Humor e a Água, entre 11 caricaturistas e munícipes interessados, bem como sessões com a comunidade educativa.
Destas residências/sessões de trabalho resulta a Exposição Humor Aquoso, que estará em exposição em vários locais do casco urbano antigo da vila, locais de fontes e chafarizes, e tradicionalmente locais de convívio, estando posteriormente presente no Parque Carlos Reis onde decorrerá a sessão de caricatura ao vivo, e que posteriormente inicia a sua itinerância pelos Municípios associados ao projeto.