No inicio do mês de Maio chegaram a Óbidos Rodrigo Mabunda e Samuel Djive, dois moçambicanos que viajaram até esta vila do Oeste para realizarem uma residência artística.
Alojados numa das casas do município destinadas para este efeito, os dois artistas vieram para se relacionar com o território, efetuando uma recolha do património material e imaterial do concelho e mergulhando na identidade e memória local através do contacto com os obidenses.
Nesta perspetiva, está previsto que os criativos realizem um conjunto de atividades com a população local, que contemplam ateliers nas Escolas de Óbidos, oficinas de rua gratuitas aos fins-de-semana e encontros no Museu Municipal de Óbidos.
Neste último espaço, Rodrigo e Samuel terão ao seu dispor a sala Romarina Passos, que renascerá agora como ponto de intercâmbio de saberes. Naquele espaço, entre 29 de maio e 28 de junho, estarão de terça a sexta-feira das 10h00 às 12h00 e das 14h00 às 16h00, em registo de trabalho ao vivo para que todos possam acompanhar o processo criativo dos dois artistas e exponenciar a troca de valores e experiências. A obras construídas durante a presença no território serão mais tarde expostas pela Rede de Museus e Galerias de Óbidos.
Esta Residência Artística é apoiada pela Óbidos Vila Literária e pelo projeto 5 Municípios. 5 Culturas. 5 Sentidos. Desenvolvido pelos municípios de Idanha-a-Nova, Óbidos, Águeda, São Pedro do Sul e Lousã, o projeto 5 apoia iniciativas culturais inovadoras e com elevado valor patrimonial. Experiências culturais diferenciadas, que estimulam a criação artística, a reinterpretação cultural e que reforçam a imagem dos municípios que pertencem à rede enquanto territórios que acolhem as artes e a criatividade.