O objetivo desta iniciativa será compreender a importância da água nas suas múltiplas dimensões, na forma como o homem a procurou dominar e na forma como a natureza evoluiu determinando mudanças na perceção humana do espaço.
Para o efeito será criado um percurso, guiado, que mostrará aos visitantes, durante o mês de janeiro, alguns dos pontos mais singulares do concelho de Óbidos e que se constituem testemunhas deste património. Apontamentos de textos literários provenientes dos 5 municípios darão nota do valor da água como uma fonte de vida.
Workshop Musical para crianças: Star Wars — uma viagem musical galáctica
Oficina com Carlos Garcia Público-Alvo: Esta viagem musical no tempo e no espaço incluiu uma visita detalhada aos temas musicais de John Williams, que contribuíram para exponenciar a grandiosidade das aventuras da Guerra das Estrelas. Foram explorados de perto alguns dos motivos e instrumentos que são voz ativa nestas paisagens sonoras.
Exposição “Memórias Fotográficas do Vau”
A exposição “Memórias Fotográficas do Vau” terá lugar na Associação Recreativa Desportiva e Cultural Vauense. Esta mostra é o resultado de uma recolha, junto dos moradores da localidade, de fotografias antigas ligadas a tradições locais e uma parte importante do nosso património pessoal e coletivo.
Palestra-Performance: “Pintei naquela parede branca o meu medo de azul, a partir da obra de Clarisse Lispector”
Percurso que inicia na livraria do Espaço Ó até à livraria da Igreja de Santiago. Percurso por capítulos e com paragens, a partir da obra literária Água Viva de Clarice Lispector. Este percurso recorre à ideia de palestra-performance de carácter documental/ficcional e que aborda os seguintes temas: a história da autora, a memória, o medo, o tempo. Pretende-se relacionar o medo com as alterações climáticas e fazer metáforas entre o tempo temporal e o tempo climático de forma poética. No percurso serão feitas paragens dramatúrgicas ligadas à história de Óbidos.