28 de Janeiro 2018
Técnica: Folha de Prata, ArtGraf n'1 e Brinquedos s/ Parede, 2018
Medidas: Parede I: 4,6 m x 4,4 m Parede II: 6 m x 5 m
Assinatura: Atelier Contencioso . Ana Velez . Joana Gomes . Maria Sassetti . Xana Sousa
Descrição da obra:
Sob o tema principal Luz e particularmente sobre Cultura Literária, procura valorizar o património, imóvel e imaterial, através de uma pintura mural baseada na obra Cidades Invisíveis, de Italo Calvino, recuperando a ideia de ‘cidades impossíveis, por exemplo, uma cidade microscópica que se expande, se expande até que termina formada por muitas cidades concêntricas em expansão’.
Aproveitando a perpendicularidade das duas paredes que se podem ler como um livro, apresenta-se uma pintura segmentada pelas sombras que a muralha em frente impõe sobre as paredes. Estas linhas diagonais de luz são marcadas sobre a pintura, com linha azul de pedreiro. Desta forma, captamos a luz de hora a hora, criando uma relação com as páginas de um livro. A pintura é dividida em quatro zonas. Uma das zonas é pintada com ArtGraf N.º1, pasta de grafite fabricada pela fábrica de lápis mais antiga de Portugal, a Viarco, e uma segunda zona coberta com folha de prata, que reflete a luz de diferentes formas ao longo do dia.
Sobre a paredes, entendidas como duas páginas de um livro, estão instalados pequenos objetos, nomeadamente, soldadinhos de plástico, cavalos de madeira, barcos, piões, objetos que remoinham e que visualizamos quando lemos uma história.
Biografia:
O Atelier Contencioso foi fundado em 2015 por Ana Velez, Joana Gomes, Maria Sassetti e Xana Sousa.
As quatro artistas dividem o espaço de trabalho e paralelamente ao seu percurso individual partilham também a autoria das intervenções artísticas do Rio Maravilha e Water Closet #2 - ArtBuilding, na Lx Factory, e a instalação Mamba de Jameson, na fachada da Pensão Amor no Cais do Sodré.
Em 2017 realizaram a exposição Torre de Madeira, no Museu da Carris, e em 2016 a exposição Tudo o que se imagina, no Museu Geológico de Lisboa.