Luz
iniciativa 2 programação para a animação cultural urbana
5 Municípios 5 Culturas 5 Sentidos.
  • iniciativa
  • águeda
  • idanha-a-nova
  • lousã
  • Óbidos
  • s. pedro do sul
Projeto | 5 Municípios
Luz
Janeiro 2018

A luz é o início de tudo. Por isso os 5 Municípios iluminaram o mês de janeiro com todas as cores. Através da cenografia, da fotografia e da instalação artística realizaram-se 5 ações com base nesta temática.

Em Idanha-a-Nova um percurso luminoso guiou os participantes, em São Pedro do Sul a fotografia retratou a mulher do mundo rural em Águeda um castelo de cartaz iluminou a Praça do Município em Óbidos a entrada da vila foi iluminada com arte urbana, e na Lousã o edifício dos Paços do Concelho tomou as cores dos 5 municípios.

águeda
Luz

janeiro a dentro

  27 de Janeiro 2018

Músicas e cantares tradicionais dos grupos de folclore da região, num percurso que ficará marcado por vários arraiais nas diferentes praças da cidade. Um percurso de tradição e musicalidade, que irá culminar numa instalação luminosa patente na Praça do Município.

  28 Janeiro 2018 - 19h30

Documentário “5 Entradas”, um filme de Tiago Pereira para uma cartografia de afectos - Fachada do Centro de Artes de Águeda.

idanha-a-nova
Luz

cenografia luminosa

 Janeiro 2018

Cenografia luminosa indicando um percurso de visitação noturno, em pleno inverno, acabando num lanche/ceia convívio com todos os participantes,em lugar quente e confortável, em determinados dias do mês.

lousã
Luz

janeiro por inteiro

  27 de Janeiro 2018 - 21H00

Jardim dos Paços do Concelho da Lousã Luz | Música | Teatro | Dança | Declamação | Inclusão com a participação de Acadameia de Bailado da Lousã Academia de Música Classplash Academia de Música de Coimbra - Lousã Agrpamento de Escolas da Lousã ARCIL Grupo de Teatro Barraca Preta

  De 6 a 28 Janeiro 2018

Iluminação com as cores do projeto “5 Municípios. 5 Culturas. 5 Sentidos” do edifício dos Paços do Concelho e da Biblioteca Municipal.

Óbidos
Luz

das dez ao meio dia

   28 de Janeiro 2018

Técnica: Folha de Prata, ArtGraf n'1 e Brinquedos s/ Parede, 2018
Medidas: Parede I: 4,6 m x 4,4 m Parede II: 6 m x 5 m
Assinatura: Atelier Contencioso . Ana Velez . Joana Gomes . Maria Sassetti . Xana Sousa

Descrição da obra:
Sob o tema principal Luz e particularmente sobre Cultura Literária, procura valorizar o património, imóvel e imaterial, através de uma pintura mural baseada na obra Cidades Invisíveis, de Italo Calvino, recuperando a ideia de ‘cidades impossíveis, por exemplo, uma cidade microscópica que se expande, se expande até que termina formada por muitas cidades concêntricas em expansão’.
Aproveitando a perpendicularidade das duas paredes que se podem ler como um livro, apresenta-se uma pintura segmentada pelas sombras que a muralha em frente impõe sobre as paredes. Estas linhas diagonais de luz são marcadas sobre a pintura, com linha azul de pedreiro. Desta forma, captamos a luz de hora a hora, criando uma relação com as páginas de um livro. A pintura é dividida em quatro zonas. Uma das zonas é pintada com ArtGraf N.º1, pasta de grafite fabricada pela fábrica de lápis mais antiga de Portugal, a Viarco, e uma segunda zona coberta com folha de prata, que reflete a luz de diferentes formas ao longo do dia.
Sobre a paredes, entendidas como duas páginas de um livro, estão instalados pequenos objetos, nomeadamente, soldadinhos de plástico, cavalos de madeira, barcos, piões, objetos que remoinham e que visualizamos quando lemos uma história.

Biografia:
O Atelier Contencioso foi fundado em 2015 por Ana Velez, Joana Gomes, Maria Sassetti e Xana Sousa.
As quatro artistas dividem o espaço de trabalho e paralelamente ao seu percurso individual partilham também a autoria das intervenções artísticas do Rio Maravilha e Water Closet #2 - ArtBuilding, na Lx Factory, e a instalação Mamba de Jameson, na fachada da Pensão Amor no Cais do Sodré.
Em 2017 realizaram a exposição Torre de Madeira, no Museu da Carris, e em 2016 a exposição Tudo o que se imagina, no Museu Geológico de Lisboa.

s. pedro do sul
Luz

mulheres de corpo e alma

   Janeiro 2018

Produção de uma exposição fotográfica, retratando o papel da mulher e a sua essência nos diversos territórios da rede,
com posterior exibição na zona histórica de São Pedro do Sul, em espaço outdoor.
A temática da luz entra como jogo de luz e sombra patente na fotografia.

contactos
águeda
águeda
Praça do Município
3754-500 Águeda

234 610 070
geral@cm-agueda.pt
www.cm-agueda.pt

idanha-a-nova
idanha-a-nova
Praça do Município
6060-163 Idanha-a-Nova

277 200 570
geral@cm-idanhanova.pt
www.cm-idanhanova.pt

lousã
lousã
Rua Dr. João Santos
3200-953 Lousã

239 990 370
geral@cm-lousa.pt
www.cm-lousa.pt

óbidos
óbidos
Edifício dos Paços do Concelho
Largo de S. Pedro
2510-086 Óbidos

262 955 500
geral@cm-obidos.pt
www.cm-obidos.pt

são pedro-do-sul
são pedro-do-sul
Largo da Câmara
3660-436 S. Pedro do Sul

232 720 140
geral@cm-spsul.pt
www.cm-spsul.pt


Visita São Pedro do Sul

www.visitsaopedrodosul.pt